Vertentes começa vacinação contra Covid-19 em idosos a partir de 85 anos

O município das Vertentes deu mais um passo na luta contra a Covid-19; recebeu mais 180 doses de vacinas, desta vez do laboratório Astrazeneca/Oxford-Fiocruz. As doses já começaram a ser aplicadas em idosos com idade a partir de 85 anos, seguindo assim as fases do plano de imunização.
Inicialmente, os idosos serão vacinados por meio de cadastros já realizados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Será feita porta a porta, nas residências. O esquema de vacinação montado pela secretaria de saúde tem o objetivo de vacinar o grupo prioritário o mais rápido possível.
“Muito importante o início da vacinação nesta faixa etária, uma vez que é a que apresenta os maiores índices de morbimortalidade da COVID-19. Espera-se que os índices de internamentos dos casos graves e dos óbitos pela doença caiam significativamente, amenizando a ocupação dos leitos hospitalares”, explicou o secretário de saúde do município Elidio Moura.
É importante lembrar que diferente da Coronavac, que deve ter a segunda dose realizada no intervalo de 14 a 28 dias a partir da primeira, a vacina da Astrazeneca tem um intervalo de até 12 semanas entre a primeira e a segunda dose.