Em comemoração ao 7 de Setembro, Vertentes vivenciou uma programação especial neste domingo (7). Desde o hasteamento dos pavilhões até o tradicional desfile cívico, que neste ano teve como tema “Educação que transforma: Juntos por um novo tempo”, alunos, professores, servidores públicos e a comunidade participaram de um dia de honra, respeito e celebração à pátria.
As atividades tiveram início pela manhã, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Pernambuco e Vertentes, em frente à sede do poder executivo municipal. O momento contou com a presença do prefeito Israel Ferreira, secretários, servidores e população, sendo abrilhantado pela centenária Banda Musical de São José.
Já no período da tarde, a Rua Dr. Emídio Cavalcante foi palco do maior desfile cívico já vivenciado em Vertentes. A abertura ficou por conta da apresentação da nova frota de veículos conquistada pela gestão em seus primeiros nove meses. Em seguida, a Banda Musical de São José retornou para abrir o desfile das 14 escolas e centros de educação infantil da rede municipal, tanto da sede, quanto dos distritos — um feito inédito — , e da escola estadual EREM Gil Rodrigues. Juntas, as instituições deram um verdadeiro show com suas fanfarras, bandas e enredos temáticos.
Além do desfile dos 14 centros educacionais da rede municipal — entre escolas e CMEIs — desfilando juntos num mesmo dia pela primeira vez, outros pontos marcaram a edição deste ano: pela primeira vez, todos os alunos da rede municipal desfilaram com fardamento completo – camisa renovada e calça nova entregue às vésperas do evento, garantindo padronização para todos. Além disso, a gestão evidenciou seu compromisso com a inclusão social ao disponibilizar o Camarote da Acessibilidade, garantindo que pessoas com necessidades especiais pudessem acompanhar o evento com conforto e dignidade.
Assim, a Prefeitura de Vertentes promoveu uma celebração marcada pela união, civismo, respeito e conquistas para a população, reforçando, através do 7 de Setembro, seu compromisso com a educação, a inclusão e a história da cidade e do Brasil.